24 fevereiro 2014

"Desfraldando em 3, 2, 1. !!!!!!" (Falando do Desfralde Parte 2)

O Penico

No Post Anterior (CLIQUE AQUI). Eu falei sobre como reconhecer sinais de que o seu filho esta pronto para o Desfralde e sobre o "Desfralde Gradativo"

Com o Bernardo eu pretendo fazer o desfralde Gradativo, e a pergunta que não quer calar mais ele não é muito novo?

Sim, ele é muito novinho e por isso esse por isso optei por esse desfralde por etapas passinho por passinho, vou aproveitar que ele nao curti mais as fraldas, aproveitar o calor, aproveitar tudo isso e engatar tudo com muita paciência dedicação e amor. E um dos Lados POSITIVOS do desfralde Gradativo é que a fralda é usada sempre que necessária, ela não é descartada de vez assim que se incia o processo.
O bernardo, já anda com firmeza, sobe e desce tudo, quando ve o irmão ir no banheiro que ir ao vaso mesmo não fazendo nada mais quer ir so pelo fato de imitar o irmão!
Passa horas sem fazer xixi, e quando faz faz tudo de uma vez. ele tem um otimo controle da bexiga para tão pouca idade!
Ele ainda não pede e não fala direito. Por isso por enquanto não vou pressionar perguntando vou apenas observar os sinais
Me fizeram as seguintes perguntas:

  • Como você faz?
  • De quanto em quanto tempo você o leva ao banheiro?
  • Ele pede ou você pergunta?
  • Você sai com ele sem fralda?
  • ele faz no penico?
  • Ta tendo muitos escapes? 
Fazer o desfralde em crianças tão pequenas é muito complicado. 
Eu pretendo fazer esse processo de desfralde diurno até os 2 anos de idade, pra que ele vá ganhado confiança e segurança dia após dia.
Como eu faço ele faze no  penico se ele não pede? Simplesmente Observo os sinais Conforme eles vão crescendo fazer o Cocô se torna algo menos constante, diminui o numero de vezes ao dia além de a criança da seus sinais de quando esta fazendo ou vai fazer cocô seja com uma careta seja com a força seja uma cara, além do horario tem crianças que são tão rotinadas que fazem cocô em horário especifico!
E o Bê é um desses! e em média 15 a 40 minutos após a refeição ele faz!
Então é um momento que já fico em alerta!

Estou iniciando esse processo da seguinte forma! 


Estou deixando ele apenas de cuequinha durante o dia.
 deixo que ele faça quando sentir vontade seja no penico ou não. 
(Acho importante que de primeira vista ele sinta que esta sendo oprimido, pressionado,  que tenha a obrigação de acertar sempre fazendo tudo no penico)

Quero que ele venha se habituar a usar o penico. 
(que usar o penico venha ser algo totalmente natural).
Estou usando o incentivo da mesma forma que fiz com Fabrizio
Fazer a dança do xixi a dança do cocô  (o que uma mãe não faz pelo filho né?)
Faço aquela festa... Acho que o incetivo demonstrações de contentamento dos pais são muito importantes em processos como esse, alem de ajudar a criança ficar mais confiante e segura, incentiva, e reações positivas dos pais não traumatizam a criança 

Estamos já nos 2 dia e como foi?
Muita escapadas, e de primeira vista já marcou território na cozinha!
Troquei umas 6 cuequinhas no dia de xixi. Já o "numero 2" conseguimos fazer no peniquinho! 
Em falar no numero 2 foi algo muito engraçado fazia mais ou menos uns 20 minutos que tínhamos acabado de comer e de repente notei o Bê muito concentrado então logo imaginei é o cocô...
Em seguida pensei "Haja naturalmente , haja naturalmente, haja naturalmente," Mais sai correndo  até o penico  coloquei na sala peguei na mãozinha dele e o levei até lá fiz uma graça mostrei, e ele sentou, enquanto fiz graça brinquei ele se distraiu e foi questão de 5 minutos e ele fez! Fez e sem perceber, e ai foi aquela festa! ele ficou olhando pro penico riu apontou pro numero 2 demos tchau pro Numero 2 até o irmãozão entrou na festa! 
E no fim, Foram mamãe chorando de alegria, bebê contente com a cuequinha e desfralde sendo iniciado aos poucos.

Porque não pergunto a ele se quer fazer xixi? 
Porque como uma criança de 1 ano me responderia?
Acho que mais pra frente quando ele estiver falando já vai estar tão habituado a ir no peniquinho que nem devo  precisar perguntar..
Quantas vezes eu levo ele ao penico? 
Sempre que ele aceita!  Quando eu o levo e ele tem uma reação positiva tentamos quando não tem eu espero a vontade dele, querer sentar ou chegar perto!

existe uma matéria muito boa! Sobre um tipo de desfralde feito com crianças maiores de 6 meses aonde os pais deixam criança sem fralda e observam os sinais que a criança emite antes de fazes as necessidades e assim sabe a hora exata de leva-las ao penico ou ao vaso.
Como todo desfralde exige paciência dedicação amor carinho e etc..
Vamos nesse ritmo até os 2 anos ou mais e só quando ele estiver totalmente desfraldado durante o dia partiremos da mesma maneira pra noite e enquanto isso vamos tentando :D

Parte por parte com naturalidade dia após dia assim a gente consegue!
Vou fazer um manual do desfralde pra compartilhar para vocês cada dia cada evolução como está sendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário